O que é o protagonismo do aluno?

Por esses dias, em uma reunião com professores, um assunto tomou conta da conversa: o conceito de protagonismo do aluno. O tema é recorrente nas pesquisas e tendências da educação e consiste, em resumo, em colocar “o aluno como protagonista do seu aprendizado e garantir o desenvolvimento de projetos que despertem seu interesse e contribuam para a sua formação”.

Na reunião, alguns professores eram favoráveis e já adeptos do conceito, outros ainda se incomodam com a dificuldade do aluno para discernir entre o protagonismo e o fazer-o-que-quiser em sala de aula.

E aqui vale realmente deixar algumas diferenças bem claras: uma proposta educacional centrada no aluno não significa uma carta branca para bagunça ou desordem fora de hora e de contexto. Ao contrário, deve se basear em atividades orientadas que ressaltem a autonomia do aluno — e a responsabilidade sobre suas ações ou falta delas.

Ao longo da conversa, muitas ideias foram debatidas e, hoje, gostaria de compartilhar três delas para aqui para reflexão:

1) O protagonismo do aluno deve estar centrado na eficiência do aprendizado — não só do ensino. Ensinar deve garantir o aprendizado e, para isso, o aluno e suas particularidades para aprender devem ser observadas constantemente;

2) O estímulo à curiosidade instiga o protagonismo. Em um mundo onde a informação está na ponta dos dedos, mais importante que cobrar uma resposta é estimular questionamentos que levem à inquietação para encontrar e interpretar os resultados de uma pesquisa, por exemplo, ou levar casos práticos de aplicação do que é aprendido;

3) A autoria é outro elemento fundamental do protagonismo. Com as ferramentas que a tecnologia permite o acesso, criar uma música, construir mundos virtuais, fazer um canal de vídeos e (por que não?), escrever um livro, são ações que valorizam o conhecimento adquirido e, principalmente, reforçam a autoestima do aluno para que ele queira aprender e buscar cada vez mais.

 

Se você se interessou pelo tema, o Jornal O Globo realizou o evento internacional Educação 360° 2016 com a temática protagonismo do aluno. Você pode acompanhar a cobertura do evento no portal do jornal ou nesta belíssima matéria da Camila Leporace, do portal Porvir.

Abraços mágicos!